Seja bem-vindo
Arcoverde,29/04/2024

  • A +
  • A -

Universidades e Institutos Federais têm greve marcada para esta segunda

Movimento Nacional Unificado Busca Reajuste de 22,71% e Equiparação de Benefícios, Enquanto Serviços Essenciais Serão Mantidos Durante a Paralisação

Da Redação
Universidades e Institutos Federais têm greve marcada para esta segunda Divulgação

Professores de diversas universidades e institutos federais preparam-se para iniciar uma greve a partir desta segunda-feira (15), com o objetivo de pressionar por reajustes salariais e equiparação dos benefícios dos servidores públicos federais aos concedidos aos poderes Legislativo e Judiciário ainda neste ano.

Atualmente, técnicos-administrativos de pelo menos 30 institutos federais já estão em greve há um mês, com o IFPE em Pernambuco já aderindo ao movimento, enquanto na UFRPE há um indicativo de greve após o dia 15, e a UFPE ainda não tomou uma decisão definitiva, conforme informações da TV Jornal.

Reajuste em Debate

Os docentes das universidades federais apresentam uma pauta nacional unificada, exigindo um reajuste de 22,71%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% nos anos de 2024, 2025 e 2026.

Entretanto, o governo federal propôs um reajuste zero para o corrente ano, com incrementos de 4,5% nos anos seguintes, até 2026. Paralelamente, os professores também pleiteiam a equiparação dos benefícios e auxílios aos dos servidores do Legislativo e do Judiciário.

Manutenção dos Serviços Essenciais

Segundo a seção sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), os serviços essenciais serão mantidos durante a greve. Ademais, a categoria está organizando a formação de um comando local de greve, que contará com a participação da diretoria da seção sindical, conselho de representantes e a comissão de mobilização da campanha salarial.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.