Segunda, 16 de Maio de 2022
31°

Poucas nuvens

Arcoverde - PE

Educação SUAS

Aula magna marca início dos primeiros cursos da Escola de Formação do SUAS de Pernambuco

Trabalhadores da Assistência Social passam a cursar, gratuitamente, duas pós-graduações viabilizadas por meio do Governo do Estado e da UFRPE

14/05/2022 às 08h15
Por: VA - REDAÇÃO
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

  A Escola de Formação do Sistema Único de Assistência Social de Pernambuco (ESFOSUAS-PE) promoveu, na noite da sexta-feira (13), a aula inaugural dos dois primeiros cursos de pós-graduação da instituição, criada em setembro de 2021.

As especializações em Políticas Sociais e Gestão de Políticas Sociais contam, cada uma, com 60 alunos ingressantes via processo seletivo. Os cursos serão gratuitos e representam uma iniciativa pública de capacitação em nível de pós-graduação inédita para o setor no Estado.

 As especializações são destinadas para servidores e agentes públicos do Estado que atuam na Política da Assistência Social. O momento inicial dos cursos, acompanhado virtualmente pelos alunos, teve a aula magna proferida pelo professor Paulo Jannuzzi, pesquisador no campo de Monitoramento e Avaliação com experiência em instituições como Fundação Seade, PUC-Campinas, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o antigo Ministério do Desenvolvimento Social.

 Criada através do Decreto de nº 51.468, de 28 de setembro de 2021, a ESFOSUAS é considerada um marco na política da Assistência Social de Pernambuco e para os trabalhadores do SUAS. A instituição tem como objetivo promover uma política de formação e capacitação de forma integrada, sistemática e continuada, fundada no princípio da educação permanente e visando ao desenvolvimento dos servidores públicos que atuam no SUAS.

A instituição é financiada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). A certificação dos cursos é da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

 Durante a mesa de abertura, o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Edilazio Wanderley, ressaltou a importância de investimentos na capacitação dos profissionais da Assistência Social em um período de desmontes de políticas públicas no nível federal. "Neste momento em que a miséria volta a bater na porta dos brasileiros, é importante e necessária uma ação como esta, voltada a capacitar as pessoas que estão lá na ponta.

O Governo de Pernambuco, que criou a ESFOSUAS no ano passado, por meio de decreto do governador Paulo Câmara, não está na contramão, mas, na verdade, está na direção certa, em contraponto às ações de desmonte na Assistência Social que temos visto por parte do Governo Federal", afirmou o secretário.

 No mesmo sentido, o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, afirmou que a disponibilização desses cursos demonstra o compromisso e aumenta a responsabilidade dos envolvidos com políticas públicas que reduzam as desigualdades. “Os países que reduziram a desigualdade social o fizeram quando criaram políticas permanentes e fortes em educação. Estamos participando da abertura de um curso para trabalhadores do SUAS, que devem entender a responsabilidade que terão nesse processo formativo. O papel de vocês deve ser muito mais amplo a partir dessa formação, quando terminarem esses cursos”, declarou.

 A aula inaugural também contou com a participação do professor Francisco Soares, coordenador dos cursos Lato Sensu da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRPE, do professor Humberto Miranda, coordenador da Escola de Conselhos, ligada à UFRPE, da professora Raquel Uchoa, coordenadora-geral do CapacitaSUAS, e das professoras Gabriela Bezerra e Valéria Gomes, coordenadoras pedagógicas, respectivamente, dos cursos de especialização em Políticas Sociais e em Gestão de Políticas Sociais. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários