Sexta, 22 de Outubro de 2021 07:01
87 99946-0041
Educação Funase

Socioeducandos da Funase realizam o Encceja PPL a partir desta quarta

Exame nacional é voltado à certificação do Ensino Fundamental e do Ensino Médio entre pessoas privadas de liberdade

13/10/2021 09h45
17
Por: VA - REDAÇÃO
2_Aplicação de provas na Funase_Arquivo
2_Aplicação de provas na Funase_Arquivo

 Adolescentes e jovens em internação ou semiliberdade em unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) vão fazer, nesta quarta (13) e quinta-feira (14), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL).

 Em todo o Estado, 437 socioeducandos estão inscritos nas provas, que serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).

 O Encceja PPL, que tem participação voluntária e gratuita, permite que pessoas privadas de liberdade busquem a certificação de que concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Para o primeiro caso, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame e fazer provas de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia. Já para obter certificação no Ensino Médio, os estudantes devem ter a partir de 18 anos, fazer uma redação e responder questões de Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Linguagens.

 A aplicação do Encceja PPL ocorrerá em unidades prisionais e socioeducativas de todo o Brasil. Em Pernambuco, haverá provas dentro de Casas de Semiliberdade e centros de internação da Funase em nove municípios. Por conta da redução do número de adolescentes em atendimento pela instituição, o total de inscritos nesta edição do Encceja PPL foi menor que o registrado na anterior, que ocorreu em 2019, quando houve 507 participantes. Já em 2018, foram 427. No ano passado, o exame não foi aplicado.

 Para a coordenadora do Eixo Educação da Funase, Sônia Melo, garantir a inserção desse público em um exame nacional com a importância do Encceja PPL é um símbolo do esforço em viabilizar a educação como elemento transformador. “O Encceja, como oportunidade de trilhar uma mudança pela educação, mobiliza muito nossos adolescentes e funcionários. É muito representativo que essas provas aconteçam dentro do ambiente socioeducativo, no espaço onde eles cumprem a internação ou semiliberdade”, avalia.

Clique na imagem para baixar nosso App. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Arcoverde - PE
Atualizado às 06h52 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 35°

22° Sensação
25.9 km/h Vento
65.5% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 34°

Sol e Chuva
Domingo (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 34°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio