Seja bem-vindo
Arcoverde,27/04/2024

  • A +
  • A -

Netanyahu se irrita com abstenção dos EUA em votação de cessar-fogo em Gaza: 'Claro retrocesso'

g1.globo.com
Netanyahu se irrita com abstenção dos EUA em votação de cessar-fogo em Gaza: 'Claro retrocesso'


Primeiro-ministro israelense criticou mudança de postura dos EUA na ONU. Maiores aliados de Israel, os americanos vetaram outras propostas de trégua desde o início da guerra. O cessar-fogo aprovado nesta segunda (25) estipula pausa durante o Ramadã, entre 10 de março e 9 de abril. Benjamin Netanyahu governou Israel por seis vezes, em momentos diferentes, nas últimas três décadas
Reuters/BBC
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, criticou a abstenção dos Estados Unidos que permitiu a aprovação de uma resolução de "cessar-fogo imediato" na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas pelo Conselho de Segurança da ONU nesta segunda-feira (25).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A resolução, apresentada por dez países-membros não permanentes do Conselho, foi aprovada pelos outros 14 membros. Os Estados Unidos poderiam ter vetado a proposta, mas o governo de Joe Biden decidiu se abster —o que na prática fez a proposta passar no Conselho de Segurança.
"Trata-se de um claro retrocesso em comparação com a posição constante dos Estados Unidos no Conselho de Segurança desde o início da guerra", disse o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, por meio de um comunicado de seu gabinete.
O cessar-fogo aprovado nesta segunda-feira prevê uma pausa no conflito durante o mês do Ramadã, o período sagrado para os muçulmanos — que começou dia 10 e termina em 9 de abril. A ONU não tem poder coercitivo, mas secretário-geral da entidade pediu para governo israelense acatar decisão do conselho. Veja os detalhes da resolução abaixo.
Netanyahu também cancelou uma visita de sua delegação aos Estados Unidos que iria ocorrer nos próximos dias, dizendo que a abstenção de seu aliado e a consequente aprovação do cessar-fogo prejudicam a ofensiva de Israel contra o Hamas e os esforços para libertar os reféns em poder do grupo terrorista.
Nessa visita aos EUA, o primeiro-ministro israelense iria a Washington discursar no Senado americano e conversar sobre a ofensiva a Rafah, cidade de Gaza fronteiriça com o Egito, onde mais de 1 milhão de palestinos estão refugiados.
Os Estados Unidos têm poder de veto no Conselho de Segurança da ONU, mas não o utilizou desta vez. Maior aliado de Israel, os EUA se opunham sistematicamente ao termo "cessar-fogo" nas resoluções da ONU e chegaram a vetar outros três textos desse tipo na ONU desde o início da guerra entre Israel e o Hamas.
No entanto, nas últimas semanas, o governo Biden mudou de postura e na semana passada propôs um projeto de resolução para um cessar-fogo imediato com troca de reféns, mas o texto foi vetado por Rússia e China.
O governo do presidente Joe Biden está "perplexo" pelo cancelamento da visita de Netanyahu ao país, segundo o porta-voz do governo dos EUA para assuntos de segurança, John Kirby.
"Parece que o gabinete de Netanyahu tenta transmitir a sensação de que há um desacordo, quando eles [Israel] não precisam disso", afirmou Kirby. Além disso, o porta-voz disse que "não há uma mudança na posição" dos EUA com a abstenção no Conselho de Segurança da ONU.
LEIA TAMBÉM:
EUA vetam resolução da ONU pela 3ª vez desde início da guerra entre Israel e Hamas
Benjamin Netanyahu diz que forças de Israel precisam invadir Rafah, onde há 1,4 milhão de pessoas, para destruir o Hamas
Diretor da OMS apela para Israel desistir de ofensiva em Rafah e vê risco de mais 'mortes e sofrimento'
Cessar-fogo aprovado pela ONU
O cessar-fogo aprovado nesta segunda (25) no Conselho de Segurança da ONU foi elaborada por um grupo de dez países com assento rotativo no Conselho e liderada por Moçambique. A resolução é a primeira a ser aprovada sobre um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Israel promove uma ofensiva militar no território palestino desde que terroristas do Hamas invadiram o território israelense e mataram centenas de pessoas, em outubro de 2023.
A aprovação, no entanto, não é uma solução para a guerra. O desafio agora é garantir que os atores envolvidos nela - o governo de Israel e o grupo terrorista - cumpram as determinações exigidas no texto da ONU.
Isso porque, embora as resoluções do Conselho de Segurança sejam juridicamente vinculativas, na prática acabam ignoradas por muitos países.
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu que o governo israelense acatasse a decisão do conselho.
ONU exige cessar-fogo imediato em Gaza
A resolução de cessar-fogo
O texto determina um cessar-fogo durante o mês do Ramadã, o período sagrado para os muçulmanos — que começou dia 10 e termina em 9 de abril—, mas pede que a trégua aumente até virar permanente.
A resolução também pede a "libertação imediata e incondicional de reféns" e trata da "necessidade urgente de expandir o fluxo" de ajuda humanitária para Gaza.
Pela primeira vez desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, nenhum país votou contra a medida. Houve 14 votos a favor e uma abstenção, dos Estados Unidos.
O Conselho de Segurança é formado por 15 países: cinco com assento permanente (China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos) e dez rotativos (Argélia, Equador, Guiana, Japão, Malta, Moçambique, Coréia do Sul, Serra Leoa, Eslovênia e Suíça).
Na semana passada, uma resolução dos EUA pedindo a pausa nos bombardeios foi vetada pela China e pela Rússia, que estão entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança e, por isso, têm poder de veto.
Detalhes da resolução
A resolução consolidava uma mudança de orientação de Washington na guerra entre Israel e o Hamas. Os EUA, um dos cinco países que têm poder de veto no Conselho de Segurança da ONU, vinham barrando propostas de cessar-fogo.
A resolução apresentada pelos EUA pedia "um cessar-fogo imediato e sustentado". Veja alguns pontos do rascunho do texto, que não passou no conselho da ONU:
Determina o "imperativo de um cessar-fogo imediato";
"Salienta apoio à utilização da janela de oportunidade criada por qualquer cessar-fogo para intensificar os esforços diplomáticos e outros destinados a criar as condições para uma cessação sustentável das hostilidades e uma paz duradoura";
Exige que "todas as partes no conflito cumpram as suas obrigações ao abrigo do direito internacional";
"Enfatiza a necessidade urgente de expandir o fluxo de assistência humanitária aos civis em toda a Faixa de Gaza";
"Rejeita qualquer deslocação forçada da população civil em Gaza, em violação do direito internacional";
"Reitera o seu pedido de que o Hamas e outros grupos armados concedam imediatamente acesso humanitário a todos os reféns restantes".




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.