Seja bem-vindo
Arcoverde,03/05/2024

  • A +
  • A -

Equador prende líder de facção que fez país declarar estado de emergência

g1.globo.com
Equador prende líder de facção que fez país declarar estado de emergência


Fabrício Colón Pico Suárez, líder do Los Lobos, fugiu da prisão em meio à crise de segurança que eclodiu no Equador em janeiro. Sua fuga foi uma das que desencadearam uma onda de violência nas ruas e fez com que o presidente, Daniel Noboa, declarasse estado de exceção. Homens armados invadem estúdio de TV no Equador em janeiro, quando onda de violência eclodiu no país.
Reprodução
Depois de três meses de uma fuga que desencadeou uma das piores crises de segurança atuais na América Latina, a polícia do Equador disse ter prendido nesta segunda-feira (22) um dos líderes da facção criminosa Los Lobos.
A facção foi responsável por detonar a onda de violência que tomou conta de várias cidades do país em janeiro deste ano e fez com que o presidente, Daniel Noboa, declarasse estado de exceção.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Segundo a polícia, o criminoso preso nesta segunda, Fabrício Colón Pico Suárez, é um dos líderes do Los Lobos. Ele fugiu da prisão em que estava, em Riobamba, na região central andina, em 9 de janeiro, em meio a um ataque do tráfico de drogas que deixou vinte mortos.
"A @PoliciaEcuador em coordenação com a @FiscaliaEcuador acaba de capturar #ColónPico em um setor de #PuertoQuito", uma pequena cidade a noroeste da capital, informou o Ministério do Interior na rede social X.
Capitão Pico também é acusado de organizar um plano para assassinar a procuradora-geral do Equador, Diana Salazar.
Ele foi preso inicialmente por conta do plano, descoberto pela polícia antes de sua execução e que era uma tentativa de retaliação a Salazar, que havia revelado o vínculo destes grupos com políticos, juízes e entidades do Estado.
Além de Pico, Adolfo Macías, conhecido como Fito e chefe da organização criminosa Los Choneros, tamb,ém fugiu da prisão durante a onda de violência de janeiro. Fito estava preso desde 2011 e cumpria pena de 34 anos. Ele ainda não foi encontrado.
Como o acordo de paz na Colômbia ajudou a transformar o Equador de uma 'ilha de paz' no país com mais assassinatos na América do Sul
Referendo
Equador faz referendo sobre segurança pública que é teste para reeleição de Noboa
A prisão ocorre no dia seguinte da realização de um referendo e uma consulta pública com 12 questões relativas à segurança pública e à economia do Equador.
A contagem dos votos indicava nesta segunda que a maioria dos votos apoia as propostas do presidente Daniel Noboa, como o uso das Forças Armadas nas ruas de forma permanente.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.