Sexta, 22 de Outubro de 2021 07:46
87 99946-0041
Cultura Cinema

Sesc Caruaru documentário "Coisa de Mestre" em homenagem a Jorge Souza

“Coisa de Mestre”, disponível no canal do Sesc Pernambuco no Youtube, traz depoimentos sobre a vida e obra do artista que atuou no atelier de Artes Visuais da unidade

06/10/2021 10h58
30
Por: VA - REDAÇÃO
Jorge-Souza
Jorge-Souza

A equipe de Cultura da unidade produziu o documentário "Coisa de Mestre", uma homenagem ao professor e artista visual Jorge Souza, que atuou no Sesc durante 25 anos. O documentário está disponível no canal do Sesc PE no Youtube. 

A obra e o legado do professor Jorge Souza são contados por ex-alunos do curso de Pintura em Tela do Sesc Caruaru no documentário “Coisa de Mestre”, idealizado pela equipe de Cultura da unidade, que está disponível no canal oficial do Sesc PE no Youtube (www.youtube.com/sescpernambuco). O documentário é uma homenagem ao artista visual que atuou no Sesc por 25 anos, até sua morte em junho de 2020, aos 66 anos.

Os depoimentos dos artistas são cheios de emoção e de agradecimento pelo que aprenderam com o mestre nas aulas de Pintura em Tela do Sesc. Quem abre o vídeo é Josimar Souza, irmão de Jorge. “A lembrança que tenho dele é de tudo o que ele me ensinou e o que me fez acreditar no trabalho de artes, que a gente deve preservar, viver na cultura, coisa que ele aprendeu, levou a frente, ensinou a muitos e deixou isso comigo”, afirma.

Outros seis artistas visuais participam do projeto: Shivo Araújo, Emanuel Flávio, Marcus Firmo, Regina Lúcia, Hector Luiz e Humberto Botão. "Ele transitava pelo Modernismo, e por outros estilos e sempre se deleitava, com muita ênfase, através de sua linguagem e a gente sempre tinha o desejo de beber na fonte de Jorge”, resume Humberto Botão, sobre o sentimento de todos em relação aos aspectos artísticos do professor.

A gravação e a edição do documentário “Coisa de Mestre” são de Naldo Venâncio e a trilha sonora é de Edson Pedro. “Jorge Souza foi um dos pioneiros no ensino de Artes Visuais em Caruaru. Oportunizou a diversos públicos a experimentação coletiva e individual da arte com o projeto “Atelier Aberto” e também colaborou muito na realização das exposições da Galeria de Artes Mestre Galdino do Sesc. Praticamente todos os artistas visuais da cidade na atualidade estudaram com Jorge Souza e esse é o seu principal legado”, complementa Edson Pedro, instrutor de atividades artísticas (música) do Sesc Caruaru.

Sesc - Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas.

No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital(https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas.Mais informações: www.cartaodoempresario.com.br.

 

Serviço:

“Coisa de Mestre”documentário em homenagem ao professor e artista visual Jorge Souza

Realização: equipe de Cultura do Sesc Caruaru

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=rtajtyK5ZEQ

 

Clique na imagem para baixar nosso App. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Arcoverde - PE
Atualizado às 07h33 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 35°

24° Sensação
25.9 km/h Vento
65.5% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 34°

Sol e Chuva
Domingo (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 34°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio