Notícias do Agreste e Sertão de Pernambuco

Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2023

Cidades / Cotidiano

Violência em Arcoverde: Crimes resultantes em Morte já apontam pior série histórica de 2004

Confira os números de mortes ocorridas em Arcoverde, Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari e Sertânia

Roberto de Albuquerque Cavalcanti
Por Roberto de Albuquerque...
/ 206 acessos
Violência em Arcoverde: Crimes resultantes em Morte já apontam pior série histórica de 2004
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Para a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, CVLI é um indicador constituído pelos crimes de homicídio doloso, latrocínio, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e outros crimes resultantes em mortes. O indicador dimensiona os casos de assassinato em todo o estado e são resultantes da coleta de dados do IML, Polícia Científica, Coordenação de Plantão da Polícia Civil, Serviço de inteligência da PMPE e CIODS, sendo coletados e analisados pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) de maneira preliminar até o 5° dia do mês subsequente e de maneira consolidada até o 15º do mês subsequente.

Confira a série histórica:

Publicidade

Leia Também:

A amostragem separa apenas os casos de morte ocorridos nas cidades do Sertão do Moxotó (Arcoverde, Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari e Sertânia) e revela dados preocupantes:

Na região do Sertão do Moxotó, observou-se estabilidade de casos nos anos de 2019 e 2020 (75 casos por ano) e redução gradual da criminalidade nos anos seguintes (58) em 2021, (51) em 2022 e tendência de crescimento para 2023, atualmente com 46 casos. 

Em Arcoverde, os casos cresceram 77% entre 2021 (13 casos) e 2022 (23 casos) e já aponta tendência de aumento também em 2023. Os dois últimos anos já apontam que Arcoverde voltou a ter o maior número de homicídios da região, sendo responsável por 45,10% dos casos de 2022 e até agora 43,48% dos casos de 2023. A última vez que Arcoverde ostentou por duas vezes seguidas essa estatística negativa foi em 2004, ocasião em que tínhamos 59,68% dos casos. Ou seja, estamos nos aproximando dos piores números dos últimos 19 anos. 

Veja os casos de violência entre 2016 a 2023:

 

FONTE/CRÉDITOS: Roberto Cavalcanti
Comentários:
Roberto de Albuquerque Cavalcanti

Publicado por:

Roberto de Albuquerque Cavalcanti

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Obrigado por entrar em contato com o portal PEonline.com.br.