Notícias do Agreste e Sertão de Pernambuco

Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2023

Política Regional

Tribunal de Contas: Câmara de Arcoverde recebe Selo Ouro de Transparência Pública 

Câmara recebe título inédito de Transparência

Roberto de Albuquerque Cavalcanti
Por Roberto de Albuquerque...
/ 1138 acessos
Tribunal de Contas: Câmara de Arcoverde recebe Selo Ouro de Transparência Pública 
Presidente Siqueirinha, ladeado pelos vereadores Célia Galindo e Everaldo Lira
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta segunda-feira (13/11), a Câmara Municipal de Arcoverde comemorou a conquista do Selo Ouro de Transparência Pública, conferido pelo RADAR DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA, plataforma nacional que avalia os sites e portais de transparências dos Tribunais de Contas, Ministério Público, Poder Judiciário, Prefeitura e Câmaras municipais.

Sob o comando do Vereador Siqueirinha, o Poder Legislativo de Arcoverde, foi pela primeira vez em sua história, premiado com o Selo Nacional de Transparência Pública, se destacando entre os 185 municípios de Pernambuco. No ano anterior Arcoverde já se destacava pelo índice de transparência pública com nota 76,89% , superior ao da prefeitura de Arcoverde, que obteve em 2022, 75,84%. Na avaliação anunciada ontem a Câmara de Arcoverde obteve o índice de 86,44%, resultado de trabalho conjunto da Mesa diretora, servidores, Controle Interno e prestadores de serviço.  Conheça o site da Câmara de Arcoverde - www.arcoverde.pe.leg.br 

Na edição 2023, só Bom Conselho e Garanhuns obtiveram o Selo Diamante. No selo Ouro, a Câmara de Arcoverde ficou em 6º lugar em todo estado e em 1º lugar em todo o Sertão Pernambucano. 

Publicidade

Leia Também:

Já a Prefeitura de Arcoverde, sob o comando o Prefeito Wellington da LW, viu o índice de Transparência despencar de 75,84% para 51.69%, totalizando uma queda de 31,84%, baixando a classificação da Prefeitura de Arcoverde de “elevado” para “intermediário”. 

O RADAR DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA, uma ferramenta desenvolvida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em colaboração com o Tribunal de Contas da União e o Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT), realiza o Levantamento Nacional de Transparência Pública em conjunto com outros Tribunais de Contas e entidades parceiras. O site permite consultar a situação de cada instituição fiscalizada e acompanhar a evolução das ações voltadas ao aprimoramento da transparência.

No âmbito nacional, a avaliação abrangeu 4.116 órgãos do Executivo, com uma média de 59,7% de transparência. No Legislativo, foram avaliadas 3.777 instituições, com média de 55,6%, enquanto o Judiciário registrou um índice de transparência de 78,7% entre as 27 entidades avaliadas.

A metodologia rigorosa da avaliação dos portais considera a verificação de pelo menos 200 itens em cada site. No total, 1.303 organizações foram certificadas pelos melhores níveis de transparência, sendo 239 com o Selo Diamante, 492 com o Selo Ouro e 572 com o Selo Prata. As demais foram classificadas nos níveis elevado, intermediário, básico e inicial.

FONTE/CRÉDITOS: Da redação
Comentários:
Roberto de Albuquerque Cavalcanti

Publicado por:

Roberto de Albuquerque Cavalcanti

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Obrigado por entrar em contato com o portal PEonline.com.br.