Terça, 28 de Junho de 2022
25°

Pancada de chuva

Arcoverde - PE

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Secretaria da Mulher promove seminário sobre violência política

Lula Marques/FotosPúblicas Mulheres em manifestação pela cota de 30% de vagas no Legislativo, em 2021 A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputa...

21/06/2022 às 21h15
Por: ROBERTO CAVALCANTI Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Mulheres em manifestação pela cota de 30% de vagas no Legislativo, em 2021 - (Foto: Lula Marques/FotosPúblicas)
Mulheres em manifestação pela cota de 30% de vagas no Legislativo, em 2021 - (Foto: Lula Marques/FotosPúblicas)

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (21), seminário sobre combate à violência política contra mulheres, que terá a participação de especialistas, representantes governamentais e de organizações não governamentais, além de mulheres que já sofreram este tipo de violência.

Confira aqui a programação completa do evento

A procuradora da Mulher na Câmara, deputada Tereza Nelma (PSD-AL), ressalta que entre as funções da Procuradoria da Mulher está o desenvolvimento de ações de combate à violência política, além da apresentação de proposições legislativas. “A Procuradoria da Mulher tem se dedicado ao encaminhamento de denúncias de mulheres em cargos públicos vítimas de violência política, reconhecendo que esta é uma das causas da sub-representação feminina nos espaços eletivos, de poder e de decisão. Esta prática prejudica nossa democracia”, afirmou.

Já a coordenadora da bancada feminina da Câmara, deputada Celina Leão (PP-DF), lembra que, no ano passado, foi criado o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) pela Secretaria da Mulher para desenvolver estudos e pesquisas relacionados à pauta feminina, sendo que um dos eixos trata, especificamente, da violência política contra a mulher. “Nossas convidadas para este seminário fazem parte de instituições parceiras engajadas no contexto de campanha nacional de combate à violência política neste ano eleitoral”, salientou.

O seminário é organizado pela Secretaria da Mulher da Câmara por meio da Procuradoria da Mulher e do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher e a liderança da bancada feminina do Senado Federal, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Procuradoria-Geral Eleitoral do Ministério Público Federal (PGE/MPF) – representada pelo Grupo de Trabalho Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero; e Ouvidoria do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Campanha e cartilha
Ao final do seminário, será lançada a terceira edição de campanha nacional de combate à violência política contra a mulher. Também será lançada cartilha virtual e o curso “Mais Mulheres na Política”. Essas iniciativas integram a estratégia "Mais Mulheres no Poder", lançada em 2014 pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com apoio da Secretaria da Mulher. O curso será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Público
Podem participar do seminário pré-candidatas, detentoras de mandatos eletivos, apoiadoras/es de candidaturas femininas, operadoras/es do Direito em defesa dos direitos das mulheres, gestoras/es de políticas públicas para mulheres, representantes de partidos políticos, assessorias e sociedade civil em geral.

A atividade será realizada das 14 às 18 horas, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em formato presencial, e poderá ser acompanhada pelo canal no YouTube da Secretaria da Mulher e pelo portal e-Democracia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários