Terça, 28 de Junho de 2022
25°

Pancada de chuva

Arcoverde - PE

Entretenimento Entretenimento

Marina Week, maior evento do mar no Brasil, acontece de 1 a 5 de junho

A semana do mar está em conexão com a Década do Oceano, instituída pela ONU, para ampliar o foco na sustentabilidade e cultura do mar. Gratuita, ac...

16/05/2022 às 12h45
Por: ROBERTO CAVALCANTI Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Divulgação Ocean Film
Divulgação Ocean Film

A edição deste ano do conceituado evento sobre o mar - a Marina Week - traz novidades. Realizado pela Scientific American Brasil e a Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, vinculada aos institutos Oceanográfico e de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), o evento propõe a discussão de questões cruciais para o futuro do oceano, com foco na sustentabilidade e na cultura do mar.

A semana do mar de São Paulo, como também é conhecido este espaço para o encontro de ambientalistas, pesquisadores, estudantes, educadores, gestores públicos, profissionais do mercado, artistas, velejadores, mergulhadores, surfistas e todos os amantes do mar, é totalmente gratuita, e também direcionada ao público em geral.

Neste ano, em conexão com a Década das Nações Unidas para a Ciência Oceânica para a Sustentabilidade do Oceano (2021-2030), serão propostas discussões sobre como estará o mar em 2030, com e sem as medidas de conservação possíveis e necessárias. Para esse debate, estão previstas apresentações sobre mudanças climáticas, a conservação da biodiversidade, poluição marinha e o impacto na sociedade.

E para divulgar e difundir a produção cinematográfica com o tema do oceano serão realizados na Marina Week 2022 a I CineMarina - Mostra Internacional de Cinema do Mar e encontros com documentaristas renomados para apresentar e discutir produções nacionais sobre o mar. Na mostra, serão exibidos filmes internacionais selecionados no Ocean Film Festival World Tour - mostra surgida na Austrália, em 2015, e reconhecida como o principal festival internacional de cinema do mar. Essa é a primeira vez que o festival, já na 9ª edição, chega ao Brasil. Outras regiões de exibição são na Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos da América, Reino Unido, Itália, Espanha e China.

Vale ressaltar que os filmes estrangeiros serão legendados em português e a exibição será no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, com capacidade para mil lugares.

Além de seminários e exibição de filmes, o evento conta com o Cais do Porto - espaço de múltiplas atividades práticas e sensoriais que serão o porto de partida da semana -, além de painéis temáticos sobre mergulho, vela, náutica e surf e outras atividades. O evento tem o patrocínio da Repsol Sinopec Brasil, Sebrae e apoio da Braskem.

Serviço

Evento Marina Week 2022

Data: 1 a 5 de junho

Horário: Quarta-feira - das 9h30 às 19h30

Quinta e sexta-feira - das 9h30 às 22h

Sábado e domingo - das 10h às 18h

Público: público em geral, ambientalistas, pesquisadores, estudantes, educadores, gestores públicos, profissionais do mercado, artistas, velejadores, mergulhadores, surfistas

Local: Memorial da América Latina

Endereço: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo

Entrada: gratuita

Estacionamento: sim

CineMarina - Mostra Internacional de Cinema do Mar - Ocean Film Festival World Tour

Data: 2 e 3 de junho

Hora: das 20h às 22h

Filmes:

"I Am Ocean" (Austrália), "Tiger (Shark) King" (México), "Eyre & Sea" (Austrália), "If You Give A Beach A Bottle" (Estados Unidos), "Mar (custom tour edit)" (Portugal), "From Kurils With Love" (Estados Unidos), "Wave Of Change" (França), "Matador" (Estados Unidos).

Os filmes estrangeiros serão legendados em português

Local: Auditório Simon Bolivar - Memorial da América Latina

Endereço: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo

Entrada: gratuita

Estacionamento: sim

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários