Segunda, 16 de Maio de 2022
29°

Poucas nuvens

Arcoverde - PE

Política Política

Câmara de Vereadores reforça campanha de conscientização sobre Fibromialgia em Arcoverde

Segundo Siqueirinha, Poder Legislativo aprovou a Lei n.: 2600/2021, de autoria do Dr. Rodrigo Roa, que garante prioridade aos fibromiálgicos no atendimento em instituições

13/05/2022 às 15h07
Por: VA - REDAÇÃO
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 O grupo de Fibromiálgicos arcoverdenses, representado pela Sra. Edclê Amaral Nobre fez uso da Tribuna Popular da Câmara de Vereadores no último dia 09/05, para defender a luta pela conscientização e desmistificação da doença, que ainda é muito desconhecida no meio médico. 

Tendo o dia 12 de maio, como data internacional do enfrentamento da doença, a Câmara de Vereadores abraçou a campanha e discutiu medidas no âmbito municipal para melhorar a qualidade de vidas das pessoas que são acometidas pela doença. 

Fibromialgia  - é uma doença caracterizada principalmente pelas dores que variam de moderada a intensa que vão se juntando a outros sintomas ao longo do tempo. Ela também é caracterizada por distúrbios do sono, sono não reparador, fraqueza, cansaço crônico, rigidez muscular, problemas de memória e concentração, síndrome do intestino irritável, alteração do humor, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, entre outras patologias. 

Ainda sem cura, o tratamento é um paliativo que ajuda no controle das dores, depressão e ansiedade. Há evidências que a fibromialgia é em parte uma neuro-inflamação do sistema nervoso central ao qual o cérebro pertence, quer dizer, o fibromiálgico processa a dor de maneira exagerada, ou seja, ela esta mesmo na cabeça, sendo a perda de memória muito comum entre os pacientes que sofrem da doença. 

Ao nosso blog, o presidente da Câmara, Weverton Siqueira (Siqueirinha) ressaltou a importância da campanha e a necessidade de criar políticas públicas que garantam medicamentos, atendimento prioritário e de conscientização. “O Poder Legislativo aprovou a Lei n.: 2600/2021, de autoria do Dr. Rodrigo Roa,  que garante prioridade aos fibromiálgicos no atendimento em instituições e serviços públicos em Arcoverde. Temos que cobrar o cumprimento da lei e encaminhar as indicações aprovadas no plenário reivindicando ações que beneficiem as pessoas que sofrem com esse problema”, - concluiu o vereador. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários