Segunda, 16 de Maio de 2022
30°

Poucas nuvens

Arcoverde - PE

Política Câmara de Vereadores

Câmara de Arcoverde abre queixa-crime contra vice-presidente Luíza Margarida

Oposição entende que ela conduziu sessão ilegal para atender interesses da Prefeitura

09/05/2022 às 18h25
Por: ROBERTO CAVALCANTI Fonte: 12
Compartilhe:
Vereadora Luiza Margarida
Vereadora Luiza Margarida

Na noite de 18 de abril deste ano, a Câmara Municipal de Arcoverde viveu um momento surreal: ao final de uma Sessão Ordinária, os vereadores da bancada do governo - depois de aguardar a saída dos parlamentares da oposição - retomaram aos seus assentos e a vice-presidente - Luíza Margarida - ocupou a cadeira de Presidente e declarou aberta uma Sessão Extraordinária, requisitada horas antes pelo vereador João Taxista. Assim começava uma tentativa esquisita, que a oposição passou a tratar de “Golpe Parlamentar”. O objetivo da manobra era votar e aprovar à força um projeto do interesse da gestão do prefeito Wellington da LW: a retomada do prédio da Antiga Prefeitura - localizado na Av. Antônio Japiassú, a principal da cidade -, para o município entregá-lo ao Governo do Estado. Ocorre que o prédio foi oficialmente entregue à Câmara de Vereadores na gestão anterior - da Prefeita Madalena Britto -, que quer utilizar o local como um anexo do Legislativo Municipal. A manobra legislativa pode custar muito caro à vice-presidente, Luíza Margarida. A vereadora, que é alvo de críticas e denúncias por sua gestão a frente da Câmara, na época em que o atual Presidente, Wevertton Siqueira (Siquerinha), assumiu a Prefeitura - agora tem mais um imbróglio judicial grave pela frente: Se o Ministério Público aceitar a denúncia, ela pode vir a responder pelo crime de Prevaricação, previsto no artigo 319 do Código Penal, com pena prevista de três meses a um ano de prisão, e multa.

“O crime é evidente e muito grave. De acordo com Regimento Interno da Câmara, a convocação de Sessão Extraordinária é prerrogativa exclusiva do Presidente do Legislativo Municipal; no caso, o vereador Wevertton Siqueira. E o rito exige antecedência de 72 horas. Ou seja: além de não ter autoridade para convocar a sessão, a vice-presidente também desrespeitou o rito legal obrigatório. Ao meu ver, a probabilidade dela ser processada pelo crime de Prevaricação é bastante alta”, explicou o advogado Antônio Ribeiro Junior, do Jurídico da Câmara e autor da queixa-crime, apresentada no Ministério Público.

“É lamentável que a colega Luíza Margarida tenha cometido um erro tão primário e tão grave. Nós tivemos muito cuidado com esse procedimento judicial; por isso, só recentemente foi dada entrada na Queixa-Crime. Pedi aos nossos advogados que analisassem tudo com muita atenção. Afinal, trata-se de um erro coletivo, envolvendo não só a vice-presidente como todos os vereadores da bancada do governo, que foram coniventes e partícipes do crime de prevaricação. Mas trata-se de uma infração penal e, como Presidente da Câmara, eu tinha a obrigação de determinar ao nosso Jurídico para tomar as providências. Agora, cabe ao Ministério Público analisar o caso e enviar para a Justiça julgar o ato, que considero uma tentativa frustrada de ‘Golpe Parlamentar’”, afirmou o Presidente Wevertton Siqueira (Siqueirinha).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Arcoverde - PE
Arcoverde - PE
Sobre o município Arcoverde é um município brasileiro do estado de Pernambuco, Região Nordeste do país. É integrante da Mesorregião do Sertão Pernambucano e pertence à Microrregião do Sertão do Moxotó. Situa-se a oeste de Recife, capital estadual, distante desta 256 km. Ocupa uma área de 350,899 km². É uma das mais importantes cidades do sertão pernambucano. Fundada em 11/09/1928, tem 74.822 habitantes. É o berço do 1º Cardeal da América Latina - Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti.
Cotidiano (Roberto Cavalcanti)
Cotidiano (Roberto Cavalcanti)
Sobre Notícias do cotidiano regional, sob o comando de Roberto Cavalcanti (Historiador, Assistente Social, Administrador de negócios e Radialista com DRT). Atua com marketing digital, comunicação e internet. Contribuiu para expandir a Folha PE no interior do estado. É co-fundador do Tribuna da Região, Revista Destaque Regional, PEonline, Blog Roberto e Romero e Arcoverde FM.
Arcoverde - PE Atualizado às 12h14 - Fonte: ClimaTempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 31°

Ter 33°C 18°C
Qua 35°C 18°C
Qui 35°C 19°C
Sex 33°C 19°C
Sáb 32°C 20°C