Seja bem-vindo
Arcoverde,21/05/2024

  • A +
  • A -

Alemanha se prepara para receber Eurocopa em meio a complexo cenário geopolítico

gazetaesportiva.com
Alemanha se prepara para receber Eurocopa em meio a complexo cenário geopolítico

Milhões de espectadores para o primeiro grande evento esportivo desde a pandemia de covid-19: a Alemanha se prepara para receber, em um mês, as seleções do continente em uma Eurocopa sob a ameaça de atentados.


A sete semanas da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, em um ano de 2024 repleto de eventos esportivos, a Alemanha será o centro das atenções do mundo do futebol entre 14 de junho e 14 de julho, ao lado dos Estados Unidos, que receberá a Copa América de 20 de junho a 14 de julho.


A edição anterior do campeonato europeu de seleções foi impactada pela pandemia e precisou ser adiada por um ano, para junho de 2021, o que ainda carregou consequências da situação sanitária, com redução da capacidade dos estádios para evitar aglomerações.


Três anos depois, as restrições foram suspensas e espera-se que 2,7 milhões de torcedores estejam presentes nos dez estádios do torneio, desde a partida de abertura, em 14 de junho, entre Alemanha e Escócia, em Munique, até a final, um mês depois, em Berlim.


As diferentes fases de venda de ingressos têm sido um sucesso, seja através do sistema de sorteio (20 milhões de interessados para 1,2 milhão de ingressos), das vagas reservadas para cada federação ou dos bilhetes atribuídos aos mais rápidos.




Ameaça islamista como em 2016


A Alemanha está se preparando para um fluxo de cerca de 12 milhões de torcedores — segundo previsões —, de todo o continente, que estarão espalhados pelas dez cidades que receberão as partidas.


O conflito entre Israel e o Hamas e o ataque reivindicado pelo Estado Islâmico (EI) no final de março, em Moscou (que deixou 144 mortos), colocam a ameaça islamista como o maior desafio a ser superado pelos organizadores alemães.


Para o país, o risco de um atentado “é real e está no nível máximo há algum tempo”, declarou o diretor de inteligência interna, Thomas Haldenwang, no final de novembro.


“Fazemos todos os esforços para detectar a tempo os planos terroristas islamistas e evitá-los”, disse a ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, em entrevista ao jornal Handelsblatt no final de março.


Ela anunciou ainda que durante o torneio, os controles serão restabelecidos “temporariamente” em todas as suas fronteiras.


O contexto geopolítico é semelhante ao da França, na Eurocopa de 2016, poucos meses depois dos ataques de janeiro e novembro de 2015 em Paris e de março de 2016 em Bruxelas, pela mesma célula que atacou o Stade de France e vários pontos na capital francesa quatro meses antes. Mas a competição acabou sendo disputada sem ataques e em clima de festa.


Convocações na quinta-feira


As convocações dos 26 jogadores de cada seleção serão anunciadas a partir desta quinta-feira.


A seleção francesa, vice-campeã do mundo, está entre as favoritas ao título, juntamente com a Inglaterra, finalista da Eurocopa de 2020. A Alemanha, por sua vez, parece ter se recuperado de um ano complicado e conta com o apoio da torcida para lutar pelo troféu.


O presidente do comitê organizador da Euro-2024, Philipp Lahm, reiterou durante meses em todas as entrevistas que concede que o sucesso do torneio depende de um forte entusiasmo popular, o que só pode ocorrer no caso de um bom desempenho da seleção alemã, como aconteceu na Copa do Mundo de 2006 (terceiro lugar).


A Alemanha utilizará oito dos dez estádios da Copa do Mundo de 2006.


A final da Liga dos Campeões, no dia 1º de junho, em Londres, com o Borussia Dortmund (contra o Real Madrid), poucos dias depois da final da Liga Europa, com o Bayer Leverkusen (contra a Atalanta), deve servir de aquecimento para os torcedores alemães.


O post Alemanha se prepara para receber Eurocopa em meio a complexo cenário geopolítico apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.