Seja bem-vindo
Arcoverde,18/04/2024

  • A +
  • A -

Brasileiro relata momento de terror em Taiwan: 'Foi o terremoto que me deu mais medo e que me deixou com o corpo tremendo'

g1.globo.com
Brasileiro relata momento de terror em Taiwan: 'Foi o terremoto que me deu mais medo e que me deixou com o corpo tremendo'


O vendedor de cosméticos Vanderbergh Freitas mora na Ásia há 16 anos. Tremor de magnitude 7,7 foi o maior do país em 25 anos e deixou 9 mortos e mais de 800 feridos. Brasileiro que vive há 16 anos na Ásia conta sensação do terremoto
O brasileiro Vanderbergh Fernandes, que mora em Taiwan, relatou os momentos de terror que viveu durante o terremoto que atingiu o país por volta das 8h desta quarta-feira (3), no horário local (veja vídeo acima). O forte tremor de magnitude 7,7 deixou nove pessoas mortas e mais de 800 feridas.
"Foi aquela situação horrível. [...] Todos os terremotos, a gente sente e não fica com medo, sente e não fica preocupado. Esse foi o terremoto que me deu mais medo e que me deixou com o corpo tremendo", afirmou o pernambucano.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
Vendedor de cosméticos, Vanderbergh mora na Ásia há 16 anos, cinco deles em Taiwan, e conta que já passou por outros diversos momentos de terremoto, mas nenhum tão forte quanto este, que foi o maior registrado no país nos últimos 25 anos.
"Primeiro, chegou um SMS, com alerta de terremoto, e, depois de três segundos, começou a tremer. Foi um balanço fraco e depois virou um balanço bem forte, e a gente não conseguia ficar em pé", disse.
Vanderbergh Fernandes é pernambucano e mora em Taiwan há cinco anos
Reprodução/TV Globo
Vanderberg mora no 15º andar e relatou que o prédio conta com sistemas de segurança para momentos de terremotos, que travam as portas de cada andar e os elevadores enquanto o tremor durar.
"A recomendação não é sair correndo nas ruas, tem vídeos de pedaços de prédios caindo na rua. [...] Então, se você sair correndo, é mais perigoso do que você ficar no local esperando o terremoto passar", contou.
Ainda de acordo com ele, o tremor mais forte durou cerca de três minutos e revirou móveis da casa, como copos, estátuas e quadros. Depois, outros tremores mais fracos aconteceram logo depois, mas foram diminuindo com o tempo.
"Já podemos voltar ao normal. O aviso é que podem ocorrer outros abalos menores, até as placas se acomodarem, mas que não tem chance de ter um terremoto grande", declarou.
Transtornos
Prédio tombou após terremoto em Taiwan
TVBS via AP
Segundo as autoridades, pelo menos 26 edifícios desabaram, sendo mais da metade na cidade de Hualien. Deslizamentos de terra também foram registrados após o tremor. Na capital, Taipei, parte da cidade ficou sem energia.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o epicentro do terremoto foi registrado próximo à costa leste de Taiwan. Pelo menos 10 réplicas com magnitude acima de 5,0 foram sentidas nas horas seguintes ao terremoto, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
A agência oficial de notícias de Taiwan afirmou que esse é o terremoto mais forte registrado desde 1999, há 25 anos, quando um tremor provocou a morte de 2,4 mil pessoas e danificou 50 mil imóveis.
Local onde houve um terremoto perto de Taiwan
Barbara Miranda/g1
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.