Seja bem-vindo
Arcoverde,24/04/2024

  • A +
  • A -

Segunda Guerra: último sobrevivente de navio afundado pelo Japão em ataque contra Pearl Harbor morre aos 102 anos nos EUA

g1.globo.com
Segunda Guerra: último sobrevivente de navio afundado pelo Japão em ataque contra Pearl Harbor morre aos 102 anos nos EUA


Lou Conter estava no barco USS Arizona, que foi afundado durante o ataque contra a base naval americana. Esse incidente fez com que os EUA entrassem na Segunda Guerra Mundial. Lou Conter em imagem de 2022
Rich Pedroncelli/AP
Lou Conter, o último sobrevivente do USS Arizona, barco que afundou depois do ataque japonês à base de Pearl Harbor, dos Estados Unidos, faleceu aos 102 anos nesta segunda-feira (1º), segundo a instituição de caridade que homenageia as vítimas do bombardeio.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Conter era um oficial de 20 anos quando ajudou a resgatar seus colegas da Marinha em 7 de dezembro de 1941, depois que a frota dos EUA no Pacífico foi alvo do ataque surpresa. Cerca de 2.000 americanos morreram, e a base naval do Havaí ficou destruída.
Mais de 1.100 pessoas a bordo do USS Arizona faleceram. Muitos dos corpos ainda estão dentro da embarcação afundada.
O bombardeio empurrou os EUA para a Segunda Guerra Mundial.
LEIA TAMBÉM
Restos mortais de marinheiro morto em Pearl Harbor são identificados após quase 80 anos
Piloto, Lou foi derrubado duas vezes
Conter se tornou piloto na Segunda Guerra Mundial e foi derrubado duas vezes, inclusive em frente à costa de Nova Guiné, onde ele e sua tripulação desembarcaram em águas cheias de tubarões.
Como oficial de inteligência, voou em missões de combate na Coreia e criou o primeiro programa SERE (Sobrevivência, Evasão, Resistência e Extração) da Marinha, que ensina a sobreviver e "retornar com honra" em cenários de sobrevivência.
Além disso, foi assessor militar de três presidentes: Dwight D. Eisenhower, John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson.
'Geração grandiosa'
Aileen Utterdyke, presidente e diretora-executiva da Pacific Historic Parks, a organização sem fins lucrativos que homenageia os mortos no ataque, disse que essa é uma perda comovente. "Lou Conter personificou o que significava pertencer à Geração Grandiosa, americanos cujo valor coletivo, conquistas e sacrifícios salvaram o nosso país da tirania".
Segundo ela, Lou teve uma carreira exemplar na Marinha e foi firme "em pedir às escolas, aos pais e aos americanos comuns que sempre se lembrassem de Pearl Harbor".
A Pacific Historic Parks afirmou que Conter faleceu em sua casa em Grass Valley, no estado da Califórnia.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.