Seja bem-vindo
Arcoverde,23/04/2024

  • A +
  • A -

Irã diz à ONU que tem direito de revidar ataque de Israel à embaixada na Síria que matou comandantes da Guarda Revolucionária

g1.globo.com
Irã diz à ONU que tem direito de revidar ataque de Israel à embaixada na Síria que matou comandantes da Guarda Revolucionária


Em comunicado ao Conselho de Segurança da ONU, o Irã chamou o ataque israelense desta segunda (1º) de terrorista e pediu que a entidade bilateral responsabilize o governo de Benjamin Netanyahu pelo ato e aplique as represálias possíveis. Explosão destrói consulado do Irã na Síria
O Irã afirmou ao Conselho de Segurança da ONU na noite desta segunda-feira (1º) que tem o direito de revidar o ataque de Israel feito à embaixada do país na Síria e pediu que a entidade bilateral responsabilize o governo de Benjamin Netanyahu pelo ato e aplique as represálias possíveis.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Em comunicado ao Conselho de Segurança, a missão permanente do Irã na ONU repreendeu o ataque israelense que chamou de terrorista e disse que foi uma "flagrante violação das normas e dos princípios fundamentais do direito internacional" e da inviolabilidade das instalações diplomáticas e consulares.
Além disso, o país disse que "se reserva seu legítimo e inerente direito sob a lei internacional e a Carta das Nações Unidas a tomar uma resposta decisiva" ao ataque.
Segundo o Irã, o ataque israelense matou sete membros da Guarda Revolucionária iraniana, entre eles três comandantes: Mohammad Reza Zahedi, Mohammad Hadi Haji Rahimi e um comandante sênior não identificado. (Leia mais sobre o ataque abaixo)
O Irã solicitou uma reunião de urgência do Conselho de Segurança para discutir o ataque de Israel e exigiu que o organismo condene a agressão "nos termos mais fortes possíveis".
Fumaça perto de edifícios diplomáticos do Irã em Damasco, na Síria, em 1º de abril de 2024
Firas Makdesi/Reuters
No comunicado, o país ainda avisou que o ataque representa uma ameaça à paz e à segurança regional, podendo "exacerbar as tensões na região e potencialmente desencadear mais conflitos envolvendo outras nações".
O Conselho de Segurança da ONU ainda não se manifestou sobre o comunicado do Irã e não se sabe se haverá um encontro emergencial do Conselho para discutir a questão.
O g1 entrou em contato com as Nações Unidas para confirmar o recebimento do documento, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
LEIA TAMBÉM:
Ataque israelense destrói consulado iraniano na Síria e mata comandante da Guarda Revolucionária, diz Irã
Maior ataque de Israel ao exército sírio desde outubro deixa mais de 50 mortos
Entenda como funcionam as reuniões do Conselho de Segurança da ONU
Ataque à embaixada
Aviões militares de Israel atingiram o consulado do Irã em Damasco, na Síria, nesta segunda-feira (1º) e mataram sete membros da Guarda Revolucionária Iraniana, entre eles Mohammad Reza Zahedi, comandante sênior da organização.
Hossein Akbari, o embaixador do Irã na Síria, afirmou que o consulado foi atingido por seis mísseis disparados de caças F-35. Akbari, que morava em um anexo da embaixada e teve sua casa atingida, escapou ileso e afirmou que a resposta do Irã será dura.
O comandante das forças terrestres da Guarda Revolucionária do Irã, Mohammad Reza Zahedi, em imagem de arquivo.
Reprodução/ Redes sociais
O governo iraniano responsabilizou Israel pelas consequências do ataque ao consulado na capital da Síria, disse o ministro de Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, segundo a mídia estatal iraniana. A afirmação foi dada em um telefonema entre Hossein e o ministro de Relações Exteriores da Síria.
Um porta-voz militar de Israel disse que não vai fazer comentários sobre notícias na mídia estrangeira. O jornal americano "The New York Times" afirmou que conversou com quatro autoridades de Israel que pediram para não serem nomeadas e confirmaram que o país realmente executou o ataque, mas não confirmaram que o comandante Reza Zahedi foi morto.
O canal de TV estatal da Síria confirmou que o prédio do consulado foi atacado. A mídia do Irã também noticiou que um prédio perto da embaixada foi atingido, e a agência de notícias dos estudantes iranianos afirmou que os alvos eram o consulado e a residência do embaixador.
Mohammad Reza Zahedi
O site oficial do aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, afirma que o general Mohammad Reza Zahedi foi nomeado comandante das forças terrestres da Guarda Revolucionária do Irã em 21 de janeiro de 2006.
De acordo com o "New York Times", ele era o responsável pelas operações secretas do Irã na Síria e também no Líbano.
Guerra na Faixa de Gaza
O grupo terrorista Hamas, que atua na Faixa de Gaza, é apoiado pelo Irã. Desde que o Hamas atacou Israel, em 7 de outubro, os israelenses aumentaram os ataques contra alvos ligados a dois grupos que são atuantes em território sírio:
O grupo libanês Hezbollah.
As Guardas Revolucionárias do Irã.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.