Sexta, 22 de Outubro de 2021 06:43
87 99946-0041
Cultura Cinema

Vitrine Filmes filmes marca presença com 8 títulos na 45ª mostra de SP

Compõe a lista filmes que passaram pelos principais Festivais de cinema internacional como Cannes, Berlim, Toronto, Rotterdan, e que chegam agora na Mostra para reforçar a importância de suas carreiras mundo afora.

11/10/2021 08h46
25
Por: VA - REDAÇÃO
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os brasileiros A VIAGEM DE PEDRO, de Laís Bodanzky, MADALENA (foto), de Madiano Marcheti e a animação BOB CUSPE - NÓS NÃO GOSTAMOS DE GENTE estão entre os filmes selecionados. 

Mais uma vez, a Vitrine Filmes faz parte de um dos principais eventos cinematográficos do Brasil, no seu lineup de oito títulos exclusivos de longas nacionais e internacionais, ela integra oficialmente a programação da 45a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, com início no dia 21 de outubro, de forma híbrida, havendo sessões presenciais e online durante toda a programação do evento até o dia 03 de novembro.

Entre eles estão quatro filmes brasileiros, um dos grandes destaques para o evento é o novo longa da diretora Laís Bodanzky, estrelando Cauã Reymond na pele de Pedro I em A VIAGEM DE PEDRO, com uma coprodução Globo Filmes; a premiadíssima animação BOB CUSPE, NÓS NÃO GOSTAMOS DE GENTE de Cesar Cabral; MADALENA de Madiano Marcheti, que foi exibido nos Festivais de Rotterdan e San Sebastian; e A NOITE DO FOGO (Noche de Fuego) de Tatiana Huezo, com uma coprodução nacional da Desvia Filmes, a mesma de “Divino Amor” e “Vermelho Sol”.

Além dos filmes brasileiros, a distribuidora de filmes independentes que há alguns anos investe também nos lançamentos de filmes internacionais, como foi o caso de “Druk – Mais uma Rodada”, vencedor do Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira, e “First Cow – A Primeira Vaca da América”, de Kelly Reichardt, para citar dois exemplos recentes, apresentará na Mostra de São Paulo quatro longas internacionais com distribuição programada para os próximos meses.

Marcados pelo sucesso nos grandes Festivais por onde passaram, e o bom acolhimento da crítica internacional: o grego, 66 QUESTÕES DA LUA (Moon 66 Questions) , dirigido por Jacqueline Lentzou, exibido no Festival de Berlim 2021; assim como o suíço, AZOR de Andreas Fontana, que além de Berlim, foi aclamado no Festival de San Sebastian; o novo filme do renomado diretor português, Miguel Gomes, dessa vez codirigido com Maureen Fazendeiro, DIÁRIOS DE OTSOGA, no qual teve seu lançamento mundial na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2021; ao lado de O GRITO DAS LEOAS (La colline où rugissent les lionnes), de Luàna Bajrami, que também esteve presente na Quinzena dos Realizadores, junto com o filme de Gomes.

 

Abaixo mais informações sobre os filmes:

 Filmes brasileiros – exibições exclusivamente presenciais:

 

A Viagem de Pedro, direção Laís Bodanzky

 

Drama / Ficção / 2021/ Brasil

 

Sinopse: A bordo da nau inglesa Warspite, Dom Pedro I (Cauã Reymond), o primeiro Imperador do Brasil, retorna à Europa. Durante a travessia, reflete sobre sua vida no Brasil desde a infância, quando chegou com seus pais de Portugal, em 1808, até sua saída na calada da noite, fugindo de ser apedrejado pela população, em 1831.

 

Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente, direção Cesar Cabral

 

Animação / Ficção / 2021/ Brasil

 

Sinopse: No filme, o icônico personagem dos quadrinhos nos anos 80, Bob Cuspe, vive num deserto pós-apocalíptico infestado por astros do pop que estão sempre tentando lhe matar. O cenário onde a história se passa, na verdade, é um purgatório criado dentro da mente do criador de Bob, o cartunista Angeli. Melhor Filme na Mostra Contrechamp do Festival de Annecy.

 

Madalena, direção Madiano Marcheti

 

Drama, Suspense / Ficção / 2021 / Brasil

 

Sinopse: Luziane, Cristiano e Bianca não têm quase nada em comum, além do fato de morarem na mesma cidade rural cercada por plantações de soja no oeste do Brasil. Embora não se conheçam, cada um deles é afetado pelo desaparecimento de Madalena. Em diferentes partes da cidade, cada um à sua maneira, eles reagem à ausência dela. Exibido nos festivais de Rotterdam e San Sebastián, 2021.

 

A Noite do Fogo (Noche de Fuego), direção Tatiana Huezo

Drama / 2021 / México Brasil / 110’

 

Sinopse: Em uma cidade solitária situada nas montanhas mexicanas, onde três amigas ocupam as casas daqueles que fugiram e se vestem de mulheres quando ninguém está olhando. Enquanto no próprio universo impenetrável delas magia e alegria abundam, suas mães treinam as três garotas para se protegerem dos grupos sequestradores que atuam na região, até que um evento altera a rotina do povoado. Festival de Cannes – Un Certain Regard 2021.

 

 

Filmes internacionais, com exibições presenciais e online:

 

66 Questões da Lua (Moon, 66 Question), direção e roteiro de Jacqueline Lentzou

 

Drama / Ficção / 2021/ Grécia, França

 

Sinopse: Após anos morando na França, Artemis está de volta a Atenas para cuidar de seu pai. A descoberta de um grande segredo do passado irá transformar a relação entre pai e filha. Exibido no Festival de Berlim 2021, Vencedor do Prêmio Cineuropa no Festival de Cinema de Sarajevo 2021

 

Azor (Azor), direção e roteiro Andreas Fontana

 

Drama / Ficção / 2021 / Suíça, Argentina, França

 

Sinopse: Yvan De Wiel, banqueiro privado de Genebra, viaja para a Argentina durante a ditadura para substituir seu parceiro desaparecido. Entre salões silenciosos, piscinas e jardins luxuosos, um duelo remoto acontece entre dois banqueiros que, apesar de seus métodos diferentes, são cúmplices de uma discreta e implacável forma de colonização. Exibido nos festivais de Berlim e San Sebastian 2021.

 

O Grito das Leoas (La colline où rugissent les lionnes), direção e roteiro Luàna Bajrami

 

Drama / Ficção / 2021 / Kosovo, França

 

Sinopse: Em algum lugar de Kosovo, em uma pequena aldeia remota, três jovens vêem seus sonhos e ambições sufocados. Em sua busca pela independência, nada pode detê-las: hora de deixar a leoas rugirem. Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes, 2021.

 

Diários de Otsoga (Diários de Otsoga), direção Maureen Fazendeiro & Miguel Gomes

 

Drama / 2021/ Portugal / 102'

 

Sinopse: Crista, Carloto e João constroem juntos um borboletário. Partilham o quotidiano na casa, dia após dia. Não são os únicos. Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes, 2021.

 

 

SOBRE A VITRINE FILMES:

 

A Vitrine Filmes, em dez anos de atuação, já distribuiu mais de 160 filmes e alcançou mais de 4 milhões de espectadores. Entre seus maiores sucessos estão 'O Som ao Redor', 'Aquarius'; e 'Bacurau' de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Outros destaques são 'A Vida Invisível', de Karim Aïnouz, representante brasileiro do Oscar 2020, 'Hoje Eu Quero Voltar Sozinho', de Daniel Ribeiro, e 'O Filme da Minha Vida', de Selton Mello. Entre os documentários, a distribuidora lançou 'Divinas Divas', dirigido por Leandra Leal e 'O Processo', de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional.

 

Além do cinema nacional, a Vitrine Filmes vem expandindo o seu catálogo internacional ao longo dos anos, tendo sido responsável pelo lançamento dos sucessos “O Farol”, de Robert Eggers, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia; “Você Não Estava Aqui”, dirigido por Ken Loach, e premiado com o Oscar de Melhor Filme Internacional 2021: 'DRUK - Mais uma rodada', de Thomas Vinterberg.

 

Em 2021, a Vitrine Filmes começou a atuar diretamente na produção audiovisual e também na capacitação de profissionais, com o programa de formação Vitrine Lab. Entre as estreias deste ano estão a Sessão Vitrine edição especial de 10 anos com lançamento coletivo de quatro longas, entre eles "A Torre", de Sérgio Borges, "Entre Nós, um Segredo", de Beatriz Seigner e Toumani Kouyaté, "Chão", de Camila Freitas e "Desvio", de Arthur Lins; o novo documentário sobre o impeachment da Dilma, "Alvorada", de Anna Muylaert e Lô Politi; “First Cow”, da diretora Kelly Reichardt; a primeira animação brasileira na Disney Plus “O Pergaminho Vermelho, de Nelson Jr. e o premiado “Edifício Gagarine”, de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh.

 Clique na imagem para baixar nosso App. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Arcoverde - PE
Atualizado às 06h32 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 35°

22° Sensação
28.3 km/h Vento
76.8% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 34°

Sol e Chuva
Domingo (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 34°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio