Seja bem-vindo
Arcoverde,18/04/2024

  • A +
  • A -

Fim de proibição 'ridícula': por que Exército britânico decidiu permitir que soldados usem barba

g1.globo.com
Fim de proibição 'ridícula': por que Exército britânico decidiu permitir que soldados usem barba


O secretário da Defesa, Grant Shapps, havia dito em uma entrevista no ano passado que proibir barbas no Exército era 'ridículo' e apelou à instituição para sua 'modernização'. A nova diretriz foi anunciada após anos de discussão sobre o assunto no Exército
Getty Images via BBC
Membros do Exército Britânico agora são permitidos a usar barba. Os pelos faciais devem estar bem cuidados, devidamente aparados e serão verificados periodicamente.
O Exército foi a última das forças armadas do Reino Unido a permitir essa mudança no visual.
A nova diretriz foi anunciada após anos de discussão sobre o assunto no Exército, além de um processo de revisão do regulamento que durou vários meses, disse um porta-voz do Exército à BBC.
“Ouvimos o nosso pessoal e agimos”, afirmou o porta-voz.
LEIA TAMBÉM:
Papa cancela participação em Via Sacra para 'preservar sua saúde'
Casa Branca estabelece regras para uso da Inteligência Artificial pelo governo
Agência francesa alerta sobre risco de atentado nos Jogos Olímpicos
Em ocasiões específicas poderá haver a necessidade de estar barbeado, declarou o Exército, e os oficiais e soldados serão “instruídos a se barbear de acordo com a exigência das circunstâncias”.
A nova política poderá ter o efeito de atrair novos recrutas em meio a uma geração de jovens que mostra mais gosto por pelos faciais do que as das últimas décadas.
Vários exércitos estrangeiros, como os da Dinamarca, Alemanha e Bélgica, permitem que barba entre seus integrantes.
Militares de certas religiões, como sikhs, muçulmanos e rastafaris, já podiam deixar crescer a barba, desde que não colocassem em risco a saúde, a segurança ou sua eficácia operacional saúde.
Os motivos históricos citados para proibição variavam de "necessidade de uniformidade" à melhor adequação aos equipamentos de guerra.
Segundo o jornal The Times, uma mensagem em vídeo de um militar graduado anunciou que “chegar a um resultado demorou um pouco mais do que o esperado devido ao maior número de partes interessadas envolvidas, incluindo Sua Majestade o Rei, os nossos políticos e os nossos aliados”.
O secretário da Defesa, Grant Shapps, havia dito em uma entrevista no ano passado que proibir barbas no Exército era “ridículo” e apelou à instituição para sua “modernização”.
Após a decisão do Exército, Shapps disse que "sendo o recrutamento do Exército uma grande prioridade e uma recente pesquisa apontando que a maioria dos homens (54%) usa barba ou bigode nos dias de hoje, pedi ao Exército que revisasse formalmente a anacrônica proibição. Hoje, esta mudança sensata nas regras foi implementada."
A Força Aérea Real britânica permite que seus integrantes use pelos faciais desde 2019, enquanto a Marinha Real já permite barbas e bigodes há anos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.