Seja bem-vindo
Arcoverde,20/04/2024

  • A +
  • A -

Defesa Civil nacional reconhece situação de emergência em mais sete municípios de Pernambuco

Os municípios ficam localizados no Agreste e do Sertão do Estado

Da Redação
Defesa Civil nacional reconhece situação de emergência em mais sete municípios de Pernambuco Agência Brasil

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional, emitiu um reconhecimento de situação de emergência em 93 municípios pernambucanos afetados pela estiagem. Na última quinta-feira (21), sete municípios localizados no Agreste e Sertão do Estado foram incluídos na lista: Belo Jardim, Betânia, Carnaubeira da Penha, Petrolina, Santa Maria do Cambucá, Serrita e Tabira.

É crucial destacar a distinção entre "estiagem" e "seca", pois enquanto o primeiro termo se refere à escassez de chuvas em um período curto de tempo, a seca é caracterizada por uma prolongada ausência de precipitação ao longo de meses.

Atualmente, o sertão do Estado está passando pela chamada 'quadra chuvosa', que ocorre entre janeiro e abril e representa o período onde são esperados 70% da precipitação anual.

A portaria contendo o reconhecimento da situação de emergência foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), possibilitando que as prefeituras solicitem recursos do Governo Federal para executar ações de assistência humanitária, como a aquisição de cestas básicas, água potável e o aluguel de caminhões-pipa.

Além disso, o reconhecimento da situação de emergência autoriza a implementação de ações complementares por parte dos órgãos federais, estaduais e municipais para as áreas afetadas. Um exemplo é a Operação Carro Pipa - o Programa Emergencial de Distribuição de Água -, que será intensificada no âmbito estadual, dentre outras medidas.

Os municípios em situação de emergência podem requerer recursos através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará as metas e os valores solicitados com base nos planos de trabalho enviados. Após a aprovação, os recursos serão disponibilizados através de portaria publicada no Diário Oficial da União




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.